25 de abril de 2009

Bíblia e-Sword freeware

Tenho usado há vários anos a o programa e-Sword, que permite uma profunda busca na Bíblia, em dicionários, em comentários bíblicos, além de vários outros recursos como mapas e estudos bíblicos de diversas fontes.

Recomendo o uso desse programa (http://www.e-sword.net/) principalmente pela facilidade de identificar cada palavra na língua original da bíblia (hebraico e grego) pelo número catalogado por Strong (Concordância Exaustiva da Bíblia feita por John Strong) correspondente a 8674 palavras hebraicas e 5624 gregas, conforme traduzidas para a versão da Bíblia King James. Essa concordância foi apresentada em 1890. O objetivo era o estudo ou conhecimento dos escritos na língua original para um maior aprofundamento dos estudos.

Para demonstrar a importância desse recurso, considere como exemplo a passagem de João 21:15-17, em que Jesus pergunta três vezes a Simão Pedro se este o ama. Apenas no original podemos ver que na terceira vez em que fez a pergunta, Jesus modificou a palavra "amas-me". Com esse programa aparecem comentários e dicionários associados a cada palavra e passagem que for selecionado.

Baixe, instale e utilize. Vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário