29 de abril de 2009

Os Índios

Um problema complexo é a situação dos índios. O programa da TV cultura A'Uwe apresentou um episódios chamado "Prisioneiros de um Deus Branco". Sou cristão e acho que devemos levar a mensagem ao mundo. Mas o que é apresentado por um documentário de Steve Lichtag, Tcheco, sobre a tribo indígena Akha, que vive nas montanhas do Laos e da Tailândia. É apresentada uma gravíssima demonstração de distorção da pregação do evangelho.

Inicialmente tudo parece muito bonito, as crianças são levadas para um lugar tranquilo e recebem instrução, aprendem as histórias bíblicas e passam a morar isoladas da família, ali. Então começam a surgir os problemas. Desvios de conduta dos missionários, incluindo tráfico de crianças e estupro. Como as crianças ficam sem os pais, são alvos fáceis. Outro problema mostrado é que junto com o ensino de nova crença as crianças não conseguem mais se adaptar à vida com sua própria família, desprezando e desrespeitando os membros da aldeia por suas crenças e tradições, o que gera imenso problema social. Acho que Deus não deseja o desmembramento da família.
Fonte: http://www2.tvcultura.com.br/auwe/episodios.aspx

Então, como evangelizar sem descaracterizar o povo? Eu fico sempre me perguntando a razão de tantas ONGs desejarem manter intacta a cultura indígena. As tribos adquiriram com o tempo um modo de vida organizado tendo cada um suas atribuições. Mas o progresso e o conhecimento não precisa ser negado a eles. Como eles são pessoas, não animais num zoológico, acho que deveriam ter acesso à cultura também. Por que não deixá-los saber que existem outras maneiras de fazer as coisas? Porque queremos vê-los dançando para o deus da chuva, esperando a chuva? Isso é nosso egoismo. Deixá-los sem saber que Deus veio à Terra e trouxe uma mensagem importante é anti-bíblico. Então acho que somente um trabalho completo, com toda a tribo, sem separar crianças nem velhos, como uma grande família, sem forçá-los a mudar seus costumes por imposição, sobretudo naquilo que não envolve o seu espiritismo. Mas é uma difícil questão. E os exemplos horríveis citados acima denigrem a imagem de qualquer cristão. Uma pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário